domingo, 30 de maio de 2010

afectos, efectivamente

Relações tensas. Elas existem. E são perturbadoras. Seja com os amigos, com os amores, com a família. Desgastam tanto! E pouco há a fazer, a não ser dentro de nós. Os outros só mudam se quiserem e nós também. É urgente não nos sentirmos afectados pelas tensas relações. Elas não são boas. Há algumas hipóteses: ou abandonámo-las, ou aceitámo-las ou... Sofremos.
Temos que saber quem somos, o que pensamos, o que sentimos, o que queremos e seguir esse caminho. É uma tarefa muito árdua. Porque mesmo havendo quem pragueje alto dizendo: mas EU sei tudo isso! A verdade é que são poucas, pouquíssimas as pessoas que se conhecem bem, se amam e respeitam a si e aos outros, ao ponto de não permitir... relações tensas. Não interessam. Não nos dizem respeito. Já fui e sou muito criticada. E sofro com isso. Porque penso que todos têm razão menos eu. E essas pessoas sabem que têm esse mesquinho poder. Vou colocar as formas verbais no passado. Porque como já escrevi algures, há que dizer a quem amamos o que sentimos que deve ser dito. Mas SEMPRE despojado de orgulho, soberba, insegurança, frustração, prazer malévolo em magoar. Há que dizer as coisas com AMOR. O Amor Universal. Se assim não for, raivas, ressentimentos, mágoas espalham-se pelo Universo! E isso é tão contra-natura... Se eu consigo?... Não, nem sempre... Mas asseguro-vos, e quem realmente me conhece (número felizmente tão redizido!), sabe que é uma das minhas lutas! Não quero saber do que pensas de mim. Quero que me aceites tal como sou. Se não o conseguires fazer... eu seguirei o meu caminho, porque não quero que nenhuma energia negativa me perturbe.
Somos humanos... pois é... e, por isso, não agimos linearmente. Mas, por sermos humanos temos o dever que é divino de transformar.
Quando alguém vos elogiar, mas logo, logo a seguir se auto-elogia... Quando alguém repete constantemente que estás errado (a)... Quando alguém se esconde atrás do seu próprio ego e a nada responde, porque "pode ter um ataque de nervos" (ai, que medo!)... Quando alguém vos julgar e a seguir... não continua a conversa... Quando alguém vos criticar negativamente (sem Amor) e isso lhe der prazer, um prazer não de rir "a bandeiras despregadas", mas o prazer de dizer a si mesmo "eu sou assim, e não mudo"... Quando alguém vos vir chorar e não quiser saber por que rolam as lágrimas, dizendo coisas tão fantásticas "como deixa lá", "pois é..." "Isso passa..." "Não leves tudo tanto a sério" e afins... Fujam! Literalmente, Fujam! É só uma questão de tempo: começas a sentir-te cansado (a), deprimido, de manhã, à tarde, de noite... E para quê? Porquê? Deixa-os... Sacode o pó do caminho e segue o teu, que é muito diferente.
Aprendo comigo, com o Universo e com algumas, tão pouquíssimas, mas tão maravilhosas pessoas! E garanto-vos, o número é mesmo reduzidíssimo, mas basta.
Abraço e entrelaço para sempre essas pessoas. Aquilo que desejo para mim (que é muito e muito bom!) desejo para elas!
Quem faz o outro sorrir, floresce a cada novo dia! Amén.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Le Petit Prince

Como mulher, passei por histórias que a maioria dos seres com que me cruzo consideram, hum... treta. Sim. Não tenho quaisquer dúvidas.  P...