quinta-feira, 22 de julho de 2010

Sossegar

Disseram-me "pega" e eu peguei. Disseram-me "foge" e eu fugi. Disseram-me "fica" e fiquei. Disseram-me "cala" e eu calei... Disseram-me "é mentira" e eu acreditei. Disseram-me "é verdade" e eu acreditei. Disseram-me "porta-te bem" e eu consenti. Disseram-me "é assim!" e eu anuí. Disseram-me "sofre" e eu sofri...
Mas não me disseram: escolhe, grita, vive, voa, considera-te, mostra-te, revela-te, sonha!...
Mas eu fiz tudo isto, ainda assim! Passo a passo, pedra a pedra, choro a riso... Não são decisões pacíficas, muito pelo contrário. "A princípio é triste, anda-se sozinho..." A revolta, ressentimento, mágoa, medo da mudança é atroz! Não necessariamente por esta ordem: confusão, pavor, desorientação, solidão, ansiedade, tristeza, raiva...
Até que há uma forma que se desenha, uma orquestra em que os diferentes instrumentos dançam em harmonia, um poema que se percebe... Quanto tempo é preciso? O Universo foi criado em sete dias. Por isso, são precisos sete dias, sete persistências, sete teimosias, sete "Muda!!!" sete choros, sete ajudas, sete tombos, sete "querer muito!!!" sete amigos, sete lágrimas, sete gratidões...
O difícil, muito difícil são as "quedas". Quando pensamos que já não há força para levantar a "insustentável leveza do ser".
"Quando eu nasci, ficou tudo como estava..." mas quando eu cresci, nem eu, nem nada permaneceu igual... Para o bem e para o mal...
Eu peguei,eu fugi, eu fiquei, eu calei, eu acreditei, eu consenti, eu anuí, eu sofri... Agora, já não porque mo disseram, mas porque eu escolhi... E esta escolha não deve vir carregada de confusão, pavor, desorientação, solidão, ansiedade, tristeza, raiva... Mas de esperança, amor próprio, serenidade e paz. Fácil? Não! São apenas precisos sete dias... Para, enfim, sossegar...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Le Petit Prince

Como mulher, passei por histórias que a maioria dos seres com que me cruzo consideram, hum... treta. Sim. Não tenho quaisquer dúvidas.  P...