quinta-feira, 22 de julho de 2010

Imagens que passais...

"Uma imagem vale mais do que 1000 palavras". Máxima por demais conhecida. E por mim dita muitas e muitas vezes. Entretanto comecei a raciocinar e assumi uma atitude crítica perante esta frase. Claramente, uma imagem revela o que por palavras pode ser muito difícil descrever. O nosso cérebro, com a ânsia do querer, limita-nos quando queremos recorrer a palavras para descrever o que vemos ou sentimos. Por isso dizemos ser "indescritível". Concordo. Só que uma imagem pode não corresponder à realidade. As palavras, por muitos labirintos que percorram, acabam por deixar transparecer a verdade. A não ser que se falseie com propósitos.
Estou a apanhar uma ganda seca e no registo fotográfico, o meu sorriso, postura e intenção transmitem exactamente o contrário. É muito simples. "Quem vê caras, não vê corações". Então e aquelas férias que queremos que sejam um autêntico anúncio televisivo, em que espraiamos o mehor sorriso, em que espumamos de alegria como se tudo fosse nosso! Pois é, pode ser... Pode não ser. Isto é fantástico este poder, o da imagem. Pode valer efectivamente por 1000 palavras, mas também pode mentir por 1001. Adoro a fotografia! Que poder! Entretanto, há ainda maior poder na legenda que lhe colocamos... A autêntica verdade!:)

2 comentários:

  1. Eu dificilmente engano numa imagem.Geralmente fico com ar desconfortável diante do fotógrafo.
    Enganar não é para qualquer um, é preciso saber...
    Penso que além disso depende de quem analisa a imagem, porque há sinais que a uns passam despercebidos, mas podem ser lidos.
    Palavras e imagens ambas podem ser enganadoras se quem as utiliza o quiser.

    ResponderEliminar
  2. Querida amiga, falas de ti, e muito bem, porque te conheço. "Enganar não é para qualquer um, é preciso saber...". Fico feliz, porque não tens a experiência disso. Que nunca a tenhas! Tudo pode ser verdade ou mentira. A Arte é fingimento! A Literatura, a Pintura, a Escultura, a Música. O problema é o fingimento de quem não é artista. Pode ser cruel ou pode ser "de rir a bandeiras despregadas"!

    ResponderEliminar

Le Petit Prince

Como mulher, passei por histórias que a maioria dos seres com que me cruzo consideram, hum... treta. Sim. Não tenho quaisquer dúvidas.  P...