domingo, 20 de junho de 2010

Oferendas

Ora bem, como é que nós percebemos os ritmos da vida? Há anos, apanhava eu, desmesuradamente, sol (inconsciente) e passei por situações muito interessantes. Uma delas, enquanto esperava o meu irmão, deitada nas dunas (pois então, o Norte é igual a si mesmo) e alguém surge, conversa, comenta o meu cigarro (nesta altura ainda a família não sabia) e oferece-me (sem mais nem porquê) um livro. É um facto que eu estava a ler. Mas o que leva um estranho (bastante mais velho) a oferecer um livro?... Muito intressante. E muito curiosamente, esse livro era "O ano da morte de Ricardo Reis" de Saramago. Não vou falar do eterno escritor que viu chegada a sua hora, até porque quem lê o meu blog, sabe o que penso sobre ele. O que me faz pensar é que alguém me ofereceu um livro. Sem exigências, trocas, investidas sexuais ou outras. Como percebemos os ritmos da vida? O que nos oferecem as pessoas, hoje? Sorrisos, simpatia, respeito, consideração? Cruzamo-nos com rostos carrancudos, desconfiados, interessados em tudo o que é "ilícito", mal dispostos, nem sei! As pessoas vêem novelas, os morangos sem açucar e até se emocionam! Fantástico! O problema é que depois vêm para as ruas com os rostos carrancudos, os olhares desconfiados e até demasiadamente maldosos. E depois há aqueles que querem parecer iguais a estas vidas e olham com desdém até para o mar! Que é isto? Se tiverem respostas plausíveis para explicar estes factos, dêem-mas, porque efectivamente eu continuo a não perceber O QUE É ISTO? Bem, continuo à espera da oferenda de livros, que é como quem diz, continuo à espera que a Humanidade se dê, sem restrições... Eu prometo que este Verão vou oferecer, para além de tudo aquilo que tenho, um livro a alguém. O pior é se esse alguém vai pensar que eu tenho outra intenção... Estão a ver a problemática??? Uf! É cansativo... Estou de férias!!! Brevemente vou contemplar o Mar!!! Eu penso que quando se pagarem os sorrisos e a simpatia, as pessoas vou considerá-los "in". QUE É ISTO?...

"Nega-me o pão, o ar,
a luz, a primavera,
mas nunca o teu riso,
porque então morreria."

Pablo Neruda



Um fotógrafo captou o momento exacto em que uma cadela beijou o bombeiro que a salvou.


POUCOS DE NÓS HUMANOS, TEMOS O GESTO NOBRE DE AGRADECER A QUEM NOS FAZ O BEM. ESSA FOTO MOSTRA-NOS QUE ATÉ AS OUTRAS ESPÉCIES ANIMAIS TEM O SENTIDO DA GRATIDÃO.

O NÃO AGRADECER A QUEM NOS FAZ O BEM, DEMONSTRA O QUANTO AINDA TEMOS QUE SOFRER PARA NOS TORNARMOS HUMANOS.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Le Petit Prince

Como mulher, passei por histórias que a maioria dos seres com que me cruzo consideram, hum... treta. Sim. Não tenho quaisquer dúvidas.  P...