quinta-feira, 22 de abril de 2010

Ouvir ou Escutar?

Já vos aconteceu ter um dia com tanto para contar e não querer falar sobre isso? A mim, acontece com frequência. E isso complica-me. Encontro pessoas que têm sempre tanto para contar... E eu que penso que tenho mais para contar... não conto. E parece-me que há um vazio. Tenho o dom da palavra, falo com muita e distinta gente, mas... deixo os outros contar. Porquê? Aborrecer-me-ão os pormenores de conversas? Pensarei eu que não é importante o que digo? Mas se foi mesmo importante... Sabem o que penso? Honestamente, há pessoas que não me deixam contar. E sabem o porquê desta conclusão? Porque com outras pessoas eu não só conto, como reconto, como comento, como divago, como questiono... O segredo está mais no ouvinte do que no contador. Por acaso, hoje contei tudo. Porquê? Porque há quem queira realmente escutar o que conto. Então, seja de manhã, à tarde ou à noite ou madrugada (apesar do meu ser coruja) conto a quem me quer ouvir. Parece-vos lógico de mais? Pois não é. Há dias para tudo. Mas, por favor, escutem os outros com pleno coração! Ouvir não é escutar, assim como mexer-se não é dançar, ou assim como comer não é saborear. Hoje contei tudo! Tudo o que tinha para contar. Estou grata.

1 comentário:

Le Petit Prince

Como mulher, passei por histórias que a maioria dos seres com que me cruzo consideram, hum... treta. Sim. Não tenho quaisquer dúvidas.  P...