sexta-feira, 16 de abril de 2010

Fugas de gás?

Admiro a beleza das coisas. Se soubessem como me arrepio com seres que ensino... Eles ensinam-me a mim. Pasmo diante das palavras quentes e cheias. Não corrijo, não julgo os códigos literários. Eles escrevem e libertam-se. São adolescentes. Estão à procura. Eu... estou ávida deles, porque os adultos, não percebem que a alma humana não tem idade. Tenho alunos fantásticos! A sua voz, o seu timbre, os seus estares e os seus "sem estar" é o que me vai preenchendo. Um dia destes vou com eles para um lugar que ainda não pensei... Mas vou. Quero mostrar-lhes o que ainda não consegui mostrar.
Bom, tudo isto para dizer que hi5s e facebooks são vistos por eles como ... nada. Miúdos. Jovens. Loucos. Ávidos. Nem vou pedir desculpa a ninguém...
Se soubessem o que é sentir nos dias de trabalho, quando apetece apenas "fugir" deixar que me levem no vento... Se soubessem, o que se sente quando se comunica com carinhas de leveza, dor, paz, prazer... "Há sempre alguém que nos diz tem cuidado/ Há sempre alguém que nos faz pensar um pouco/ Há sempre alguém que nos faz falta...". Às vezes queria ficar eternamente a escutar...
Os adultos são TÃO complicados... Lêem livros, reportagens, ensaios, notícias. Frequentaram a Escola, mas ela não os satisfez. E depois falam muito, criam afectação na voz, erguem-se no pedestal que acham que conquistaram. Que pena... Mais forte que as palavras, que a música, não há nada!
Bebem-se copos, fala-se de trabalho, dos filhos, dos cônjuges, das frustrações... Aprendam com eles! Eu aprendo e cresço. E aquela música já não é a mesma, aquele fado morreu, aquela banalidade exorcizou-se.
Os amigos... Que dizer? Tantas voltas dou na minha cabeça, tantas decepções... Mas tantas belas surpresas!
No sorriso das palavras que amo, tento encontrar a FORÇA.
Há coisas inexplicáveis!...
Orgulho-me de ver Humanismo nestes "meninos" e "meninas" que ao sabor da riqueza do conhecimento estão tão mais além!
Quero fazer uma pergunta: por que criticam os jovens quando os morangos desaçucarados e as novelas banais imperam??? Por que os criticam quando os devem guiar??? Por que se "riem" das paixões que eles tentam, tentam e tentam mostrar-vos???
Ah... Quem me dera poder ter feito parte ou fazer parte da reconstrução do mundo. "Sexo, drogas e rock'n roll". Garanto-vos que os anos 60(de que sou fã, apesar de não os ter vivido) foi o êxtase da alma, mas foi fuga da realidade.
Se eu puder, vou estar para eles, vou estar com eles, na geração que é frágil porque é humana, mas que vive alerta, com toda a legria e dor inerente ao ser humano.
Da história da minha vida fazem parte - e aparte avaliações e competições e contradições - os meus alunos... Aprendam com eles. São vossos filhos, sobrinhos, sei lá... Na história da minha vida, tenho heróis de carne e osso, plenos de tesouros... Por favor, olhem o que estão a fazer!
Depois castigam-nos porque começaram a fumar, a beber... A culpa é NOSSA! Ponto final.
O sexo são afectos, as drogas são a consciência de que o ser humano sofre e maravilha-se todos os dias e aceita isso. O rock'n roll é todo e cada gesto, todo e qualquer reflexo do corpo e da alma que vibra para ser MAIOR!
Quando os "adultos" me mostrarem que são humanos, eu vou "suportar" que julguem, que não entendam o que escrevi!
Eu, quando puder, e no fundo sempre que posso, saio daqui.
Este post dedico à Júlia, à Isabel, ao Joaquim à Lúcia ao Almeno, à minha Marta e ao meu Eduardo.

1 comentário:

Le Petit Prince

Como mulher, passei por histórias que a maioria dos seres com que me cruzo consideram, hum... treta. Sim. Não tenho quaisquer dúvidas.  P...