sexta-feira, 7 de abril de 2017

A Verdade sobra Eva

Lilith

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Disambig grey.svg Nota: Para Este artigo se refere aos aspectos mitológicos e psicológicos da antiga deusa Lilith., veja Lilith (desambiguação).
Lilith
Lilith, em gravura de John Collier, 1892
Lilith (comumente o angelismo Lilith), em hebraico: לילית, em antigo árabe: ليليث, foi uma deusa adorada na Mesopotâmia associada com ventos e tempestades, que se imaginavam ser portadores de enfermidades e morte.
Lilith aparece como um demônio noturno na crença tradicional judaica e islâmica como a primeira mulher do personagem bíblico Adão, sendo que em uma passagem (Patai 81: 455f) ela é acusada de ser a serpente que levou Eva a comer o fruto proibido. Esta afirmação de que Lilith foi a predecessora de Eva, no entanto, surge apenas pela primeira vez no Alfabeto de Ben-Sira composto por volta do século VII, sendo que nunca antes existido esta conexão a Adão e Eva nem tampouco à criação.[1]
Mais recentemente, esta história tem sido cada vez mais adotada sendo até discutida se é ou não contada na Bíblia. Porém, além da passagem referida abaixo, esta não é mais referida. Lilith vem sendo cultuada dentro da alta magia desde então, como a deusa que rege a ponta da pirâmide, Lilith também era adorada primeiramente na antiga Babilônia.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Le Petit Prince

Como mulher, passei por histórias que a maioria dos seres com que me cruzo consideram, hum... treta. Sim. Não tenho quaisquer dúvidas.  P...